O que é um memorial acadêmico? Aprenda a escrever o seu!
Escrever um memorial acadêmico não precisa ser difícil! Descubra como valorizar a sua trajetória acadêmica com as nossas dicas. Leia agora!
Se você chegou aqui procurando uma lista das melhores revistas científicas para publicar, não vamos poder te ajudar. Na verdade, você não vai encontrar essa informação em nenhum lugar!
Procurar por um periódico é uma tarefa individual que demanda tempo e análise, tanto dos critérios de publicação quanto do tema e do campo de estudo da sua pesquisa.
Continue a leitura e descubra que você não está sozinho! Buscar por uma revista é uma tarefa complicada para todos, mas, no final do post, te ensinamos como procurá-la no site da Capes.
Quando o assunto é a publicação de artigos científicos, infelizmente não existe receita de bolo. A busca pelo periódico é manual e bem criteriosa, pois você deve considerar o Qualis Capes, a aderência à sua área, os indexadores e os requisitos de publicação, entre outros critérios.
É extensa a lista de revistas científicas brasileiras distribuídas na tabela de áreas do conhecimento da Capes. São 49 grupos de avaliação organizados em:
Em cada um desses níveis, pode estar aquele periódico perfeito para divulgar a sua pesquisa. Porém, não desanime se você não encontrar uma chamada para trabalhos logo de primeira.
Abaixo, citamos os principais obstáculos para publicar em uma revista científica.
O processo de publicação em revistas científicas muito concorridas pode ser bem lento. Mesmo depois de aprovado, alguns artigos levam até dois anos (ou mais) para serem publicados.
Sem esquecer das etapas anteriores de triagem, avaliação duplo cega e ajustes. Nesse meio tempo, não tem muito o que fazer além de esperar pelo aceite.
Um dos efeitos da demora para a publicação de novas edições é a despadronização dos call for papers. Não há uma data do ano em que as revistas científicas fazem chamadas para trabalho (e só isso facilitaria muito a vida dos pesquisadores).
Como cada periódico tem seu calendário, nós sugerimos que você fique de olho nas revistas de fluxo contínuo, ou seja, naquelas que aceitam novas submissões em qualquer época do ano.
É comum pesquisar muito, encontrar uma revista com submissões abertas, mas o seu projeto não se encaixar no escopo do periódico.
Nesse caso, o melhor é continuar na busca. A falta de fit com o escopo exigido é um dos principais motivos de reprovação de artigo científico.
Parecido com o caso acima, aqui as suas opções ficam ainda mais limitadas.
Você pode ter encontrado uma revista com um Qualis interessante, com chamada aberta para novos trabalhos, se encaixar no escopo, mas não se enquadrar na temática do dossiê.
Então, você tem duas alternativas: não faz a submissão ou adequa todo o trabalho aos parâmetros daquela edição.
Já recebeu um e-mail com um convite para publicar em uma edição paga? Provavelmente você está na mira de uma revista predatória. Elas se apresentam como periódicos legítimos, mas não seguem padrões éticos e de qualidade científica.
Uma das principais características das revistas predatórias é a cobrança de taxas elevadas para a publicação de pesquisas sem passar por uma avaliação cega por pares adequada, o que compromete toda a credibilidade do meio acadêmico.
Portanto, fique de olho!
Depois de três anos atendendo estudantes, pós-graduandos e pesquisadores, a ATLAS consegue citar os motivos que mais dificultam a busca por um periódico científico. Vem conferir!
Como você pode perceber, todos esses itens têm relação com o ambiente acadêmico e conversam diretamente com a necessidade de acolher, ensinar e tornar mais didático o percurso da divulgação científica.
Para cumprir nosso papel de facilitadores, veja abaixo um esquema de como pesquisar por revistas no sistema Capes.
1
Acesse a Plataforma Sucupira e clique em “Qualis”.
2
Role a página até embaixo e clique em “Faça aqui sua pesquisa”.
3
Em “Evento de Classificação”, selecione a opção “CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS QUADRIÊNIO 2017-2020”. Se você busca por uma revista científica específica, complete o segundo campo. Caso contrário, só clique em “BUSCAR”.
4
Em “Área de Avaliação”, selecione o seu campo de estudo. Note que ao lado há um “+”: ao clicar ali, você pode selecionar mais de uma área.
5
Por fim, em “Classificação”, você escolhe o estrato da revista em que deseja publicar (A1 ou B2, por exemplo).
6
Pronto! É só clicar em “Consultar” que os resultados vão aparecer logo abaixo. Depois, basta buscar pelo nome ou ISSN da revista científica no Google.
Fácil, né?
Continue a leitura e aprenda com quem sempre vai estar ao lado dos pesquisadores, a ATLAS Assessoria Linguística. ACESSAR BLOG
Escrever um memorial acadêmico não precisa ser difícil! Descubra como valorizar a sua trajetória acadêmica com as nossas dicas. Leia agora!
Encontre as melhores referências e fure sua bolha acadêmica conhecendo novos artigos nas maiores bases de dados científicos. Clique para saber mais!
Para sua segurança e praticidade, disponibilizamos nota fiscal eletrônica.