fbpx

Resumo acadêmico: o que é e como elaborar um?

Os resumos acadêmicos têm duas grandes funções: despertar o interesse do leitor e fornecer informações sobre a pesquisa. Além disso, eles devem ser sucintos, diretos e de fácil compreensão. 

Se não bastassem todas essas exigências, você ainda tem a missão de transformar um artigo científico ou uma pesquisa de pós-graduação em um resumo com menos de 10 linhas. É um desafio e tanto! Porém, não é uma missão impossível.

Nesse artigo, nós vamos te explicar o que é e como elaborar um bom resumo para os seus trabalhos acadêmicos. Se você quer aprender tudo isso, basta seguir a leitura. 

                                                         Vamos começar?

Navegue pelo menu

Tipos de resumos acadêmicos:

Os formatos mais utilizados no meio científico são os resumos, os resumos simples e os resumos expandidos. Eles possuem a função de apresentar as informações de forma sintética; porém, podem ser exigidos em diferentes situações. 

Logo abaixo, vamos nos aprofundar sobre cada um deles.

Como fazer um resumo acadêmico?

Os resumos são aqueles presentes nos artigos científicos e nas primeiras páginas dos TCCs, das dissertações e das teses. Eles funcionam como um sumário e, de forma breve, introduzem ao leitor os principais pontos do trabalho.  

Apesar de ser uma das primeiras partes da sua pesquisa, escreva-o por último. Os resumos acadêmicos devem ser precisos e apresentar somente informações que estarão presentes no desenvolvimento do estudo. 

No que diz respeito à extensão, não há uma regra. Em geral, não passam de 250 palavras. No entanto, algumas revistas podem exigir um limite de até 100 palavras, enquanto dissertações e teses podem estabelecer 500 palavras. Por isso, leia atentamente as diretrizes da universidade, do evento ou do periódico. 

Um resumo deve conter:

  • Uma frase de introdução;
  • A apresentação do objeto de investigação;
  • O objetivo geral;
  • A metodologia utilizada; e
  • A indicação dos principais resultados.

As regras do resumo acadêmico valem para o abstract?

Com certeza! Inclusive, o abstract deve estar logo abaixo do resumo em língua vernácula e das palavras-chave. Para facilitar sua tarefa, você pode escrever primeiro em português e, depois, traduzir para o inglês ou espanhol. 

 

Quer saber mais sobre a tradução de artigos científicos? Reserve esse post para ler depois.

Qual é a diferença entre resumo simples e resumo expandido?

Os resumos simples e expandidos são muito utilizados em eventos acadêmicos. Em geral, são exigidos como condição para a submissão. Em caso de aprovação, você tem um prazo extra para enviar o trabalho completo para a publicação em anais de eventos. Essa é uma praxe dos congressos, mas não é uma regra. 


Clique e leia mais sobre o assunto: Qual é a diferença entre o resumo simples e o resumo expandido?

Como escrever um resumo simples?

A versão simples, assim como a expandida, é utilizada para elaborar uma discussão acadêmica sobre um objeto de estudo e deve conter:

  • A introdução ao objeto;
  • Os objetivos;
  • A metodologia;
  • Os resultados.

Como escrever um resumo expandido?

Escrever um resumo expandido é um excelente exercício para quem está desenvolvendo um projeto de pesquisa. Ao elaborá-lo, você tem uma visão sistemática do estudo e de todas as partes que o compõem. 

Saiba que tudo o que contém um resumo simples deve estar presente no expandido. Ademais, você tem a oportunidade de aprofundar a discussão, como se fosse uma introdução. 

Além dos pontos já citados, você pode acrescentar:

  • Gráficos, quadros ou tabelas;
  • Citações;
  • Utilização de conceitos e referência das obras;
  • Um limite de até 5 páginas (varia conforme as regras de submissão).


Você sabe tudo o que um resumo deve conter, mas já pensou no que jamais deve escrever no seu?

O que não fazer em seu resumo:

  • Escrever frases longas;
  • Escrever em tópicos;
  • Citar autor-data (apenas no resumo expandido);
  • Alternar entre tempos verbais;
  • Escrever em primeira pessoa. Use sempre a 3ª pessoa do singular;
  • Utilizar voz passiva.

Qual é o jeito mais fácil de fazer um resumo acadêmico?

Desde seu lançamento em janeiro de 2023, o ChatGPT vem levantando várias discussões sobre os limites e os perigos que as inteligências artificiais generativas podem criar no campo ético. 

No entanto, se usada de forma responsável, a tecnologia pode ser uma grande aliada dos pesquisadores e diminuir o tempo gasto em algumas tarefas. Um exemplo, é a excelente capacidade de síntese da ferramenta

Por isso, na hora de criar o seu resumo acadêmico, você pode reunir as principais informações da sua pesquisa e usar o ChatGPT para ajudar a resumir as informações

Mas não se engane: nada substitui o trabalho do cientista. As IAs são apenas facilitadoras do nosso dia a dia. Falando nisso…

Está precisando de uma ajuda?

Se você é recém-chegado no meio acadêmico, é muito comum estar repleto de dúvidas. Fique tranquilo! Você está no caminho certo. 

Além disso, nós podemos te ajudar. Continue lendo nosso blog, temos muitas publicações que serão úteis para você.