Como elaborar um projeto de pesquisa? Aprenda em 9 passos.
Nós vamos te ensinar a escrever um projeto de pesquisa nota dez! Descubra quais elementos não podem faltar na sua pesquisa. Clique e confira.
Leitores do blog, pensem no seguinte cenário: em um belo dia, a prestigiada publicação Qualis A1 do currículo Lattes repentinamente se torna Qualis B1. Que pesadelo!
É exatamente esse temor que assombra os pesquisadores. Com a vigência do Qualis Capes 2023, a classificação de muitos periódicos foi alterada, seja para melhor ou para pior.
Se você quer entender como é o sistema Qualis Capes e conhecer os novos padrões para o Quadriênio 2017-2020, continue a leitura.
Vamos te passar as informações mais relevantes sobre o novo peso das publicações em revistas acadêmicas!
O Qualis Capes é o sistema que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) criou em 1988 para classificar as revistas científicas.
É uma forma de mensurar a qualidade da produção intelectual e a relevância das publicações em periódicos que pertencem aos Programas de Pós-Graduação vinculados à Capes.
O ranking das revistas acompanha o volume e o rigor científico das pesquisas realizadas nos cursos de Pós-Graduação do Brasil. Por esse motivo, a classificação é realizada periodicamente e, no caso do novo Qualis Capes, os valores atuais entraram em vigor em janeiro de 2023.
De acordo com os dados fornecidos pela Capes, os valores do Quadriênio 2017-2020 foram baseados na seguinte metodologia:
A nova classificação do Qualis Capes não foi bem recebida na comunidade científica. Uma das críticas diz respeito à data em que a mudança foi anunciada. A divulgação oficial do Quadriênio 2017-2020 foi feita em dezembro de 2022 e os novos valores já entraram em vigor no mês seguinte.
Outra reclamação comum é a supervalorização de periódicos pouco relevantes em comparação aos níveis de excelência no exterior. Para muitos pesquisadores, a nova classificação não corresponde à realidade das revistas que são referência para diferentes áreas.
Como consequência desse problema, muitas pessoas passarão a publicar as suas pesquisas em periódicos com um Qualis alto, sem considerar o verdadeiro impacto no ecossistema científico.
Além disso, a nova classificação desconsidera que a baixa periodicidade e a queda no volume de artigos científicos publicados nas revistas dos Programas de Pós-Graduação são reflexos da falta de recursos e, mais recentemente, da pandemia da Covid-19, que atrasou diversas publicações entre 2020 e 2022.
Com os sucessivos cortes das bolsas científicas, há uma diminuição de pesquisadores com dedicação exclusiva. Dessa forma, temos menos pesquisas sendo realizadas e menos bolsistas trabalhando nas revistas acadêmicas, cujo processo interno é demorado e inclui diversas etapas.
Ainda, não se pode esquecer que os avaliadores de artigos submetidos a esses periódicos trabalham sem remuneração, o que também dificulta a publicação das pesquisas.
Complexo, hein? Aproveite e compartilhe a sua opinião nos comentários!
O sistema organiza o Qualis Capes 2023 em nove estratos, de A a C. Veja:
Nessa lógica, as publicações Qualis A1 são as mais valiosas, enquanto as de classificação Qualis C não têm valor científico.
Todos os periódicos reconhecidos pela Capes estão disponíveis na Plataforma Sucupira.
Basta acessar sucupira.capes.gov.br/sucupira, clicar em “Qualis” e inserir as informações dos periódicos que deseja verificar o novo estrato.
Alguns Programas de Pós-Graduação divulgaram uma lista com os pesos das revistas no Quadriênio 2017-2020. Você pode conferir o material organizado pelo PPG de Farmácia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) clicando aqui.
O blog da ATLAS reúne as melhores informações para você, pesquisador. Se precisar de ajuda, fale conosco e tire as suas dúvidas!
Nós vamos te ensinar a escrever um projeto de pesquisa nota dez! Descubra quais elementos não podem faltar na sua pesquisa. Clique e confira.
Quer estudar no exterior sem ter que pagar nada por isso? Conheça o doutorado sanduíche e saiba como viver essa experiência incrível!
Para sua segurança e praticidade, disponibilizamos nota fiscal eletrônica.