Qual é a diferença entre o resumo simples e o resumo expandido?
O resumo é um cartão de visita da nossa pesquisa. Aprenda como escrevê-lo sem erros e garanta os aceites de suas submissões. Saiba mais!
Nas últimas semanas, o blog da ATLAS aceitou a missão de desvendar a sopa de letrinhas que faz parte da academia. Nos posts mais recentes, falamos sobre ISBN e sobre DOI.
Seguindo nossa programação, hoje o prato assunto do dia é o ISSN. Nós vamos lhe apresentar todos os ingredientes que compõem essa sigla. Por isso, continue conosco e saboreie uma leitura leve, gostosa e fácil digerir que só nós servimos.
ISSN significa International Standard Serial Number ou, em português, Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas. O código é composto por uma sequência numérica única e possui oito dígitos.
Esse sistema pode ser utilizado em obras impressas e em obras digitais. No Brasil, é emitido pelo Centro Brasileiro do ISSN, sendo reconhecido internacionalmente.
A principal função do ISSN é identificar as publicações. Ainda que haja outras obras com o mesmo nome, o sistema garante que a produção seja rastreada e reconhecida. Por esse motivo, é muito útil para as bases indexadoras e para os catálogos de bibliotecas.
Todas aquelas que são seriadas ou que são produzidas periodicamente (quinzenal, mensal, semestral, etc.), tais como:
Levando em conta que as revistas científicas são produzidas em edições e em volumes, elas são consideradas publicações seriadas; portanto, enquadram-se nos requisitos para receber o ISSN.
Os periódicos que possuem o código recebem mais visibilidade e mais credibilidade. Isso significa que, tendo em mãos a sequência identificadora da edição, uma pessoa conseguirá encontrar seu artigo em qualquer lugar do mundo. Não é à toa que o Lattes exige esse campo de informação na hora que vamos inserir uma produção acadêmica.
Agora que já abordamos os três códigos, vamos retomar as principais características de cada um? Confira:
O Digital Object Identifier é utilizado para registrar obras exclusivamente em formato digital.
O Padrão Internacional de Numeração de Livro é um código utilizado para produções únicas, sejam elas digitais ou impressas.
Por fim, o ISSN é o sistema utilizado para identificar obras produzidas periodicamente, ao contrário do ISBN.
Com a ATLAS, você aprende e produz muito mais! Peça um orçamento para tradução e revisão e veja sua carreira decolar.
O resumo é um cartão de visita da nossa pesquisa. Aprenda como escrevê-lo sem erros e garanta os aceites de suas submissões. Saiba mais!
As citações acadêmicas fundamentam a argumentação e dão credibilidade à pesquisa. Clique aqui e aprenda a utilizá-las seguindo a ABNT.
Para sua segurança e praticidade, disponibilizamos nota fiscal eletrônica.