fbpx

Técnicas de leitura: 5 dicas para ler como um cientista

dicas-de-tecnicas-de-leitura

Uma das maiores dificuldades dos pesquisadores é dar conta da interminável lista de leituras.

A cada semestre, as indicações de obras aumentam e a lista ganha volume. Em meio a tantos livros, pesquisas e artigos científicos, as técnicas de leitura se tornam verdadeiras aliadas no seu dia a dia

Afinal, não há nada mais frustrante que terminar uma página e não entender o que foi lido. Isso acontece porque estamos cansados, distraídos ou com dificuldade para assimilar o conteúdo. 

Nós, da ATLAS, somos uma assessoria linguística e sabemos como funciona a rotina acadêmica e fazemos o possível para tornar a sua vida mais fácil. Por isso, vamos ensinar as principais técnicas de leitura e dar cinco dicas indispensáveis para ler com mais qualidade. 

Siga conosco até o fim para tornar suas leituras mais produtivas e prazerosas

dicas-para-escrever-um-bom-texto-acadêmico

Técnicas de leitura que todo pesquisador deve conhecer

As técnicas de leitura ajudam você a ler mais rápido e a fixar o conteúdo consumido. Abaixo, vamos mostrar três métodos que todo pesquisador deve aplicar durante a rotina de estudos

1. Técnica de leitura Savoring:

A estratégia prevê pausas sistemáticas para absorver as informações que acabaram de ser lidas. Após cada capítulo ou seção, é indicado que o leitor reflita sobre o conteúdo, faça anotações e formule perguntas.

2. Técnica de leitura Skimming:

O método ajuda a identificar os principais pontos de um texto sem ler o conteúdo propriamente dito. Essa técnica torna a leitura mais dinâmica e permite que o leitor avalie se o material é relevante para as suas necessidades. 

Em um movimento único e sem pausas, você irá procurar as seguintes informações:

  • Títulos;
  • Autoria;
  • Data e local de publicação;
  • Figuras e gráficos;
  • Fontes de imagens;
  • Palavras em destaque;
  • Termos ou expressões recorrentes.

3. Técnica de leitura Scanning:

A estratégia consiste em passar o olho pelo texto para escanear as principais informações. Essa técnica é muito útil para quem possui pouco tempo e uma longa lista de leituras. 

Com o Scanning, você identifica as ideias centrais prestando atenção em:

  • Títulos;
  • Início de parágrafos;
  • Palavras destacadas;
  • Palavras-chave;
  • Conceitos. 

 

Agora que você conhece as principais técnicas de leitura, que tal aprender algumas dicas para ler com mais qualidade? 

Cinco dicas indispensáveis para aprimorar sua técnica de leitura:

1. Leia um livro ou artigo por vez.

A rotina acadêmica exige um fluxo intenso de estudos. Por isso, focar a atenção em uma única obra terá um efeito positivo na aprendizagem e na memorização das informações.

2. Não releia várias vezes o mesmo parágrafo.

Quando você empacar em um trecho, siga a leitura. Por mais difícil que seja, você vai se acostumar com o estilo da escrita, com os termos e, por fim, a leitura vai fluindo.

3. Leia em voz alta.

Ler em voz alta ativa o sentido da audição e melhora a resposta cognitiva do seu cérebro. Essa técnica de leitura estimula a concentração, pois você fica mais atento ao som e ao significado das palavras.

4. Faça marcações e anotações.

Interaja com o texto acadêmico, circulando termos desconhecidos, marcando frases importantes e anotando pensamentos que ocorrem durante a leitura.

5. Explique o que você leu para alguém.

Ensinar o que você aprendeu, de forma simples e usando suas palavras, é uma potente técnica de leitura. Essa explicação pode ser para um colega ou para você mesmo, simulando uma aula. O importante é estimular o raciocínio, formulando ideias sobre o conteúdo lido.

E falando em leituras…

Que tal continuar aprendendo com o blog da ATLAS? Estamos sempre trazendo dicas e informações valiosas para a sua rotina de pesquisa e estudos. Leia mais!