fbpx

Citações acadêmicas: aprenda a utilizá-las sem erro

como-fazer-citacoes-academicas

As citações acadêmicas são como nossos amigos, estão dispostas a ajudar e a dar apoio às nossas ideias. Assim como os bons companheiros, elas também exigem um equilíbrio. Você não deve sobrecarregá-las e tampouco esquecê-las. 

Pensando nisso, nós criamos este post. Nele, você vai aprender como manter uma amizade saudável com as citações, referenciando outras obras sem erros. Tudo conforme manda o figurino, ou melhor, a ABNT

Bora começar?

Por que as citações acadêmicas são fundamentais?

Uma pesquisa sem nenhuma citação é um texto vazio. Isso acontece porque a escrita acadêmica deve ser um diálogo entre saberes e não uma verdade ou uma convicção. Dessa forma, produzir um estudo baseado apenas nas suas ideias foge da esfera científica e se torna um artigo de opinião

O fundamento da produção científica é divulgar conhecimentos e auxiliar na produção de mais saberes. Sendo assim, citar outras obras fundamenta a argumentação e dá credibilidade à pesquisa que está sendo construída. 

Uma estratégia que auxilia no aprendizado e otimiza a leitura é o fichamento acadêmico. Ele é uma boa ferramenta para selecionar os trechos mais importantes de um estudo. 

Como você nunca deve usar uma citação acadêmica?

Mais importante que citar uma obra é referenciá-la. Todas as ideias, os conceitos ou os excertos de outros textos utilizados em sua pesquisa devem ser acompanhados da autoria. Caso contrário, você estará praticando plágio. 

A apropriação indevida do trabalho intelectual, além de antiético, é um crime. Portanto, assim que citar uma obra, já faça a indicação de autor-data.

Conheça os três tipos de citações acadêmicas

1. Citações diretas

Nas citações diretas, você faz um recorte literal de um trecho e podem ser utilizadas em dois formatos. 

Confira:

  • CITAÇÃO CURTA: segundo a ABNT, contém até três linhas e deve ser utilizada dentro do mesmo parágrafo da argumentação, entre aspas. 
como-fazer-citacoes-academicas

Fonte: Manual de Dissertações e Teses (MDT)

  • CITAÇÃO LONGA: segundo a ABNT, possuem mais de três linhas e devem ser utilizadas em um parágrafo à parte, sem aspas. As regras são: recuo de 4 cm da margem esquerda, espaçamento simples, alinhamento justificado e fonte tamanho 10.
como-fazer-citacoes-academicas

Fonte: Manual de Dissertações e Teses (MDT)

2. Citações indiretas

Nesses casos, você reescreve com suas palavras a ideia do autor, ou seja, cria uma paráfrase. As citações indiretas tornam a leitura mais fluida e indicam um amadurecimento do pesquisador, pois há uma harmonia entre sua argumentação e as referências.

como-fazer-citacoes-academicas

Fonte: Manual de Dissertações e Teses (MDT)

3. Citação da citação

Nesse caso, você utiliza um trecho de um texto que já contém uma citação. Para utilizar esse recurso, a citação deve ser acompanhada de “apud”.  

No entanto, esse tipo de citação deve ser evitado. Se você tiver acesso ao material original, sempre cite diretamente a fonte

como-fazer-citacoes-academicas

Fonte: Manual de Dissertações e Teses (MDT)

Quer publicar sem erros?

Fale conosco! Somos uma empresa especializada em revisão é tradução de pesquisas científicas. Peça um orçamento agora!