fbpx

Bases de dados científicos: aprenda a usá-las a seu favor

bases-de-dados-cientificos
Você já deve estar careca de saber que um texto acadêmico sem boas referências não tem valor nenhum.  Sem material de inspiração, a produção do conteúdo fica difícil e a escrita se torna árida. Por isso, todos os pesquisadores devem ter à mão algumas bases de dados científicos para buscar conceitos e informações. Nós, da ATLAS, sabemos que as bases de dados científicos são fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. Não é à toa que preparamos esse post supercompleto, com dicas e links imperdíveis. Bora conferir?
bases-de-dados-cientificos

O que são as bases de dados científicos?

Uma base de dados científicos é uma plataforma de indexação de pesquisas acadêmicas. Em outras palavras, ela hospeda e agrupa conteúdos de diferentes periódicos. 

Lembra de quando falamos sobre o Qualis Capes em outro post e ressaltamos a importância de publicar em revistas de qualidade? 

Pois bem, essas bases indexadoras aceitam apenas periódicos de prestígio. Consequentemente, elas garantem o rigor científico e elevam o valor da sua publicação. 

Não confunda bases de dados científicos com portal de periódicos

Os portais de periódicos são repositórios de bases de dados. Eles funcionam como um grande guarda-chuva que abriga centenas de milhares de pesquisas disponíveis para consulta.  Um exemplo é o Portal de Periódicos da Capes. Se você já está no mundo da pesquisa há algum tempo, com certeza já pesquisou alguma palavra-chave por lá.
bases-de-dados-cientificos

Vamos recapitular para não ficar confuso?

Os portais de periódicos são repositórios de bases de dados científicos. As bases de dados, por sua vez, indexam ou abrigam diversas revistas científicas, enquanto cada revista reúne pesquisas acadêmicas

bases-de-dados-cientificos

É bom saber que esses dados fornecidos podem ser completos ou parciais.

Portanto, a base pode entregar o arquivo completo da pesquisa ou indicar apenas o título e a revista que publicou o paper.

Como escolher uma boa base de dados científicos?

Uma base de dados científicos, antes de tudo, deve ter credibilidade e indexar revistas com boa reputação acadêmica

Outro fator importante é considerar se as pesquisas são disponibilizadas gratuitamente. Existem muitas bases que exigem o pagamento ou que têm acesso restrito às instituições acadêmicas conveniadas.

Além disso, recomendamos que você pesquise por referências nas bases de dados científicos do seu campo de estudo para facilitar a busca. 

Sete bases de dados científicos para deixar no radar:

1. SciELO

A Scientific Electronic Library Online é uma base amplamente utilizada na América Latina e se destaca por oferecer dados sobre o alcance das pesquisas publicadas. Clique aqui e visite o site!

2. ScienceDirect

Essa é uma base mantida pela aclamada editora Elsevier e reúne dados de quatro grandes áreas do conhecimento (Physical Sciences and Engineering, Life Sciences, Health Sciences e Social Sciences and Humanities), incluindo artigos em open access. Clique aqui e visite o site!

3. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

Esse é uma das mais importantes bases de dados científicos do Brasil. Atualmente, ela hospeda mais de 700 mil estudos produzidos por pesquisadores brasileiros no país e no exterior. Clique aqui e visite o site!

4. Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)

A BVS é um dos maiores acervos de pesquisas científicas da área da saúde. Criada em 1998, ela integra estudos acadêmicos da América Latina e do Caribe. Clique aqui e visite o site!

5. Clacso

A Clacso é uma rede de bibliotecas virtuais em ciências sociais que disponibiliza pesquisas em diferentes idiomas de forma pública e gratuita. Clique aqui e visite o site!

6. Dialnet

Essa é a maior base de dados científicos de pesquisas produzidas na Espanha. A plataforma foi criada em 2001 e abriga estudos multidisciplinares e de alta relevância acadêmica. Clique aqui e visite o site!

7. Redalyc

A Redalyc representa uma importante base de dados científicos para a América Latina e para o Caribe. O acervo disponibiliza pesquisas em open access e é mantido pela Universidade Autónoma do Estado do México. Clique aqui e visite o site!

Não são bases de dados científicos, mas ajudam na pesquisa de referências:

Quer caprichar no seu referencial teórico? Confira nosso post clicando aqui.

Somos um amigo para confiar

Já pensou em ter a melhor assessoria linguística ao seu lado, conquistar aceites em revistas Qualis A1 e arrasar na banca? Fale com a ATLAS!