GRUPO DE PESQUISA: qual é a importância para a sua carreira?
Investir tempo e dedicação em grupos de pesquisa pode ser o segredo da sua aprovação em processos seletivos de pós-graduação. Vem saber o motivo!
Já ficou em dúvida se vale a pena ou não participar de grupos de pesquisa? Se a sua vontade é ter um lattes recheado, boa pontuação em processos seletivos e crescer enquanto pesquisador, acho que a resposta é sim.
Continue a leitura e saiba mais sobre essa atividade acadêmica que exige bastante leitura e dedicação, mas no final sempre vale a pena. Em apenas um semestre, você consegue notar a evolução do seu olhar crítico para a pesquisa científica.
Os grupos de pesquisa são formados por professores universitários, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação que se reúnem para investigar um tema em comum. Cada grupo precisa ter pelo menos um líder responsável por orientar as pesquisas dos participantes.
No Brasil, os grupos são mantidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) que possui um site com informações exclusivas e até mesmo um censo acadêmico, o Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP).
De acordo com o próprio site, o DGP é um grande inventário dos grupos e das linhas de pesquisa brasileiras. Por lá, encontramos diversas informações, como o gráfico abaixo. Até 2016, o país possuía mais de 35 mil grupos de pesquisa ativos.
Os grupos de pesquisa são a porta de entrada para a vida acadêmica. Durante os encontros, as leituras e as discussões, você vai ampliando as perspectivas teóricas, estimulando a escrita acadêmica e evoluindo enquanto pesquisador, além de ter contato com diferentes obras.
Participar de grupos de pesquisa também proporciona a rica experiência de produzir artigos científicos de forma coletiva para eventos, revistas ou capítulos de livros.
A maneira mais fácil de aumentar as publicações do seu Lattes é participando de grupos de pesquisa. Afinal, você prefere escrever um artigo sozinho ou em conjunto?
Não é por acaso que os participantes investigam temas semelhantes. Assim, conseguem produzir pesquisas de forma coletiva, em função das similaridades. Tenha em mente também que a produção de conhecimento e a divulgação científica são um dos principais objetivos dos encontros.
Se você está buscando uma vaga de mestrado ou doutorado, aí está outra razão para participar de grupos de pesquisa.
Os processos seletivos de pós-graduação geralmente dão pontos para participantes de projetos de pesquisa vinculados a grupos registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa.
Vamos ensinar como baixar o seu certificado de participação a seguir.
Já diria o ditado: quem não é visto não é lembrado. Essa máxima vale para o mundo dos negócios, profissional e acadêmico.
As atividades dos grupos de pesquisa são uma excelente forma de estabelecer conexões com professores e pesquisadores que, no futuro, poderão ser seus orientadores ou estarem em sua banca de defesa.
Além de todas as vantagens, os grupos de pesquisa têm um papel de formação na vida dos estudantes. É o momento de conhecer vertentes teóricas, produzir os primeiros artigos, participar de eventos acadêmicos e estimular a leitura da realidade a partir de conceitos e teorias.
Como falamos logo acima, o DGP reúne:
Além disso, o site possui duas grandes funcionalidades: a barra de busca dos grupos de pesquisa e o diretório para cadastrar, atualizar e baixar certificados de participação em grupos de pesquisa.
Agora é só seguir nosso passo a passo e encontrar um grupo para chamar de seu!
Contamos com uma equipe especializada em tradução, revisão e formatação de trabalhos acadêmicos. Peça um orçamento aqui, é bem rapidinho e gratuito!
Investir tempo e dedicação em grupos de pesquisa pode ser o segredo da sua aprovação em processos seletivos de pós-graduação. Vem saber o motivo!
Aprenda de uma vez por todas a escrever um bom problema de pesquisa com as seis dicas exclusivas da ATLAS. Leia agora!
Para sua segurança e praticidade, disponibilizamos nota fiscal eletrônica.