fbpx

Descubra como escrever um problema de pesquisa perfeito

como-escrever-um-problema-de-pesquisa

Você já ouviu a expressão de que são as perguntas que movem o mundo e não as respostas? Bom, essa máxima tem tudo a ver com esse post sobre problema de pesquisa

Todo estudo científico parte de uma indagação, seja um artigo para uma disciplina da faculdade ou uma tese de doutorado. 

Esses questionamentos costumam surgir como uma mera curiosidade particular, mas podem ser explorados cientificamente. A grande questão é: como fazer isso? Continue a leitura que nós vamos te contar. 

Nas próximas linhas, você vai aprender o que é e como escrever um problema de pesquisa perfeito.

como-escrever-um-problema-de-pesquisa

Qual é a função do problema de pesquisa?

O problema de pesquisa pode gerar muitas dúvidas, mas não precisa ser um problemão para os pesquisadores. Pelo contrário, é essa pergunta norteadora que ajudará a definir a metodologia, a formular as hipóteses e a estabelecer os objetivos da pesquisa

Em poucas palavras, é através do problema que você encontrará as respostas para compreender um objeto de estudo.

O problema de pesquisa também ajuda o leitor a se localizar quando tiver acesso ao seu trabalho acadêmico, uma vez que ele saberá exatamente onde você quer chegar com o seu trabalho e pode decidir se a leitura vai ajudá-lo. 

Como deve ser um problema de pesquisa?

Os problemas de pesquisa devem ser escritos sempre em formato de pergunta (sim, com ponto de interrogação no final). No entanto, não são simples questionamentos. 

A pergunta norteadora deve instigar um problema científico e abranger toda a complexidade do fenômeno a ser investigado em seu trabalho. 

 

Por isso, um problema de pesquisa deve:

  • Provocar uma investigação científica;
  • Ser fácil de compreender;
  • Ser possível de ser respondido;
  • Possuir um recorte para delimitar o estudo. 

Exemplo de problema de pesquisa

Veja o exemplo de problema de pesquisa do livro “Os caminhos do terrorismo e da desumanização: Por uma cooperação internacional” de autoria de Bruna Bastos, revisora da ATLAS

Tema: Terrorismo e cooperação internacional pós-11 de setembro de 2001.

Problema: De que maneira pode-se pensar uma cooperação internacional que dê conta de desenvolver um combate efetivo e não-violento ao terrorismo, perpassando o reconhecimento de direitos humanos a grupos sociais que foram retirados de sua condição humana?

 

Agora que você já sabe como deve ser a pergunta norteadora, aprenda como escrever um seguindo as nossas dicas.

6 dicas para escrever um problema de pesquisa livre de erros

1. Leia o máximo que puder sobre o seu objeto de investigação.

 Se você não conhecer o seu tema, não terá condições de formular perguntas sobre ele. Por isso, busque compreender seu objeto:

  • Empiricamente (sabendo como, quando e onde ele se manifesta);
  • Teoricamente (encontrando estudos já realizados sobre o tema); e
  • Cientificamente (descobrindo como produzir novos conhecimentos).

 

2. Formule várias perguntas dentro do seu tema.

Não tenha medo de fazer questionamentos sobre o seu objeto. Das simples às mais complexas, são essas perguntas que vão despertar a sua curiosidade e guiar a sua busca por respostas.

3. Selecione as perguntas mais completas.

Após escrever uma lista de perguntas, selecione aquelas que podem gerar uma investigação científica. 

Lembre-se: um problema de pesquisa não pode ser resolvido com informações encontradas no Google. É preciso ter complexidade e interesse acadêmico envolvido. 

4. Defina o problema conforme o propósito da sua pesquisa.

Antes de tudo, saiba o que você gostaria de pesquisar sobre o tema escolhido. Dentre todos os aspectos, o que gera mais curiosidade em você? A partir disso, defina o seu problema.

5. Delimite o problema de pesquisa dentro de um espaço e um tempo específicos.

Não tente abraçar o mundo! Considere sempre o tempo disponível para desenvolver a pesquisa. 

O recorte do seu problema deve ser o mesmo da delimitação do tema. Para saber mais, leia o nosso post “Como definir um tema de pesquisa? Aprenda em 5 passos”.

6. Seja crítico e reformule o problema de pesquisa sempre que for necessário.

Use o bom senso para seguir essa última dica! Você não pode mudar o problema de pesquisa a cada semana, caso contrário irá comprometer os resultados do estudo. 

No entanto, a pergunta não pode engessar o desenvolvimento do trabalho. Se for necessário, altere o recorte do tema, o volume do corpus e outras características que sejam pertinentes. 

 

O importante é que o problema de pesquisa te direcione para respostas, não para becos sem saída. Ok?!

LIVRE-SE DE PROBLEMAS

Com a ATLAS, a vida dos pesquisadores fica muito mais fácil! Envie uma mensagem e conheça os nossos serviços especializados em revisão, formatação e tradução.