fbpx

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: por que você deve publicar sua pesquisa?

a-importancia-da-divulgacao-cientifica

A divulgação científica é um compromisso que todo pesquisador deve abraçar quando ingressa na vida acadêmica. Compartilhando saberes, estimulamos a produção de conhecimento e solucionamos grande parte dos problemas da atualidade.

Já pensou em como lidaríamos com a pandemia da Covid-19 se os cientistas não trocassem informações sobre as suas áreas? Com certeza não teríamos vacinas, tampouco saberíamos nos proteger e combater o vírus.

Por esse motivo, a produção científica deve ir além dos muros das universidades e cabe aos pesquisadores tornarem suas pesquisas acessíveis e didáticas para o público geral

Se você deseja cumprir o seu papel e se tornar um acadêmico ainda melhor, continue a leitura!

Conheça os benefícios e saiba qual é a melhor forma para divulgar os resultados do seu estudo. 

O que é a divulgação científica?

A divulgação científica é uma engrenagem que movimenta a sociedade de forma teórica, prática, social e tecnológica.

Do ponto de vista teórico, a exposição dos resultados de uma pesquisa estimula a produção de novos estudos. Reflita um pouquinho: seria possível escrever seu último artigo se não houvesse outras pesquisas para referenciar? 

O principal objetivo da ciência é gerar novos questionamentos e instigar a produção de outros estudos. Para alimentar essa lógica, contamos com os dois maiores programas de financiamento no Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Do ponto de vista prático, é preciso entender que a ciência está presente em nosso dia a dia. Afinal, existe uma pesquisa acadêmica por trás do remédio que você toma, da televisão que assiste, do carro que dirige, da eletricidade que consome, entre outros.

Tendo isso em mente, percebemos que os pesquisadores não trabalham apenas no plano das ideias, mas impactam diretamente a vida da comunidade ao redor. 

Como fazer divulgação científica?

Existem muitas possibilidades para compartilhar os resultados da sua pesquisa. O mais tradicional é a publicação de artigos científicos. Porém, fique atento para não pegar o caminho mais fácil e cair nas garras das revistas predatórias.

Ainda no meio acadêmico, há muitas formas de trocar experiências e conhecimentos. 

Você pode:

  • Organizar e participar de eventos;
  • Participar de palestras e de mesas redondas;
  • Contribuir com grupos de pesquisa;
  • Ministrar minicursos e workshops

Explorando novos formatos

Como já mencionado, uma pesquisa não deve encerrar seu ciclo no meio acadêmico.

É importante que ela circule de forma leve, criativa e acessível para que pessoas com diferentes níveis de escolaridade compreendam o assunto e os resultados atingidos por você. 

Você pode experimentar os seguintes formatos:

  • Podcasts;
  • Páginas nas redes sociais;
  • Rodas de conversas;
  • Oficinas; 
  • Projetos sociais com a comunidade;
  • Conceder entrevistas para os meios de comunicação. 

 

Um exemplo de divulgação científica e prestação de serviço é o canal “Além do Lattes”, no YouTube. Por lá, você encontra muitas dicas e conteúdos sobre a vida acadêmica.

 

 

Vamos fazer a divulgação científica da sua pesquisa?

Conte com a ATLAS para contribuir com a comunidade acadêmica! Envie uma mensagem e conheça nossos serviços de revisão, tradução e formatação. CLIQUE AQUI!