INGLÊS ACADÊMICO: a importância de publicar em outro idioma.
O inglês acadêmico expande as fronteiras da produção científica. Quer ter um peso maior no currículo e ganhar notoriedade acadêmica? CLIQUE AQUI!
Você sabia? Todo mundo já topou com algum resumo na vida acadêmica, mas nem todo acadêmico sabe escrever um resumo, seja ele simples ou expandido.
Pois é! Isso acontece porque é muito difícil sintetizar nossas ideias. Você deve utilizar outras palavras para dizer a mesma coisa, mas com menos caracteres. Dessa forma, cortar partes de um texto se torna mais trabalhoso que escrevê-lo.
Porém, com a prática e dominando algumas regras você acaba pegando o jeito. Quer virar um expert das sinopses científicas? Continue a leitura.
Neste post, você vai entender quais são as principais diferenças entre o resumo simples e o resumo expandido, além de aprender como elaborá-los sem erros.
O resumo, como o próprio nome indica, deve apresentar as principais ideias de um estudo, pois é por meio dele que os leitores terão o primeiro contato com a sua pesquisa.
Um bom resumo instiga a leitura, sintetiza as informações centrais da pesquisa e representa o domínio que os autores têm sobre a temática trabalhada. Não é à toa que os avaliadores de periódicos conseguem perceber a consistência de um estudo analisando a maneira como foi resumido.
O poder da síntese! Para tanto, você deve ter um bom domínio da escrita acadêmica. Além disso, há elementos fundamentais que precisam constar em um resumo. São eles:
Agora que você já conhece quais elementos são indispensáveis para elaborar um resumo, saiba como aplicá-los aos dois principais tipos de resumo: o simples e o expandido.
O resumo simples é um dos principais elementos pré-textuais de uma pesquisa, juntamente com o abstract. É obrigatório em artigos científicos, trabalhos acadêmicos, dissertações e teses. Portanto, se você já pisou em uma faculdade, provavelmente já teve contato com esse tipo de resumo.
Apesar de muito utilizado, o resumo simples gera muitas dúvidas. No entanto, você vai aprender de uma vez por todas como escrevê-lo.
O tamanho do resumo simples pode variar conforme as normas da revista ou da instituição de ensino, mas geralmente tem entre 150 e 500 palavras. Além disso, temos algumas dicas que vão melhorar a qualidade do texto do seu resumo. Elas também valem para as versões expandidas.
As versões expandidas são muito exigidas em eventos acadêmicos e, por vezes, em revistas científicas. Ao contrário do resumo simples, o resumo expandido pode conter outros elementos que enriquecem o conteúdo, como imagens, gráficos e tabelas.
O resumo expandido tem uma estrutura muito parecida com a introdução de uma pesquisa. Dessa forma, os autores desenvolvem o texto trabalhando cada elemento central, como os objetivos e a metodologia, em seções separadas.
Outro diferencial é que, por conter até 5 páginas, esse modelo permite que o leitor tenha acesso a detalhes que não são possíveis trabalhar no resumo simples. Um exemplo é dissertar sobre o tema fazendo o uso de citações.
Lembre-se: a melhor forma de resumir um texto é exercitando a escrita e relendo várias vezes. Se ainda precisar de ajuda, você pode contar com a gente!
Com a ATLAS, você tem a tranquilidade de contar com profissionais qualificados e com tradutores certificados. Clique aqui e garanta seu aceite!
O inglês acadêmico expande as fronteiras da produção científica. Quer ter um peso maior no currículo e ganhar notoriedade acadêmica? CLIQUE AQUI!
Participar de eventos acadêmicos, além do passeio, pode render uma publicação. Clique aqui e descubra se você deve apostar em anais de eventos!
Para sua segurança e praticidade, disponibilizamos nota fiscal eletrônica.