fbpx

Fator de impacto: o que é e como ele afeta a sua pesquisa?

‌‌fator-impacto-o-que-é

Indo direto ao ponto, o fator de impacto é uma classificação de periódicos e a avaliação é feita com base na média de citações que as revistas recebem. Por essa lógica, quanto maior o índice, maior será o prestígio científico das editoras.

 

Esse sistema de mensuração é utilizado internacionalmente e já dita as regras da produção acadêmica em mais de 60 países. Apesar de o cálculo ser feito por um mecanismo complexo, as métricas do fator de impacto recebem diversas críticas


Se você quer ficar por dentro das polêmicas, do funcionamento e de como o fator de impacto pode afetar a sua produção científica, leia este post até o fim.

Como o fator de impacto funciona?

Como você já sabe, o fator de impacto concede uma métrica às revistas científicas. Essa classificação é realizada através do mecanismo de pesquisa criado pela empresa Clarivate

No entanto, esse serviço de categorização não é universal. Apenas os periódicos indexados nas coleções da Web of Science podem ser analisados. Para fazer parte deste grupo, as revistas interessadas devem enviar a solicitação e aguardar a aprovação. 

Como é feito o cálculo do fator de impacto?

A média é obtida pela seguinte fórmula: o total de citações que uma revista recebe no ano de publicação é dividido pela soma dos artigos publicados pela revista nos dois anos anteriores ao cálculo. 

Vamos conferir um exemplo? 

Digamos que, em 2021, o fator de impacto da revista “Natural” foi 05. O Cálculo foi este: 100 (citações recebidas em 2021) / 20 (soma dos artigos publicados em 2020 e em 2019) = 05

Como descobrir a classificação dos periódicos?

O fator de impacto é publicado no Journal Citation Reports (JCR). A verificação dos dados é paga e restrita. No entanto, diversas universidades permitem o acesso pelos alunos, cujo serviço é geralmente disponibilizado pelas bibliotecas. 

Qual influência o fator de impacto tem sobre a sua pesquisa?

Se uma revista é bem-conceituada, é provável que sua pesquisa tenha mais alcance e receba um peso maior no currículo. No entanto, o fator de impacto não deve orientar a sua vida acadêmica. 

Esse é um cálculo que avalia os periódicos e não os pesquisadores. Antes de publicar, considere do conceito Qualis Capes, o sistema de triagem e as diretrizes para autores.

Dilemas do fator de impacto

O sistema puramente quantitativo recebe diversas críticas de pesquisadores e de intelectuais. Um dos principais motivos é a orientação dessas métricas para uma lógica de mercado

 

Além disso, é apontado que o cálculo é passível de manipulações e a mais comum é a autocitação. Se os autores citarem seus próprios artigos ou as pesquisas já publicadas na revista, essas referências entrarão para a conta do fator de impacto. 

 

Outra artimanha contestada é a publicação de grandes nomes de diferentes campos de estudo. Sendo assim, a probabilidade de as pesquisas serem citadas é muito maior. 


É preciso deixar claro que o fator de impacto é um sistema válido e confiável. Ele possui um peso positivo em sua carreira acadêmica, mas não deve ser a única métrica para orientar a escolha de um periódico.

Publique mais e melhor!

Com a ATLAS, você encontra todo o suporte necessário para a publicação de artigos científicos.

Clique aqui e dê um up em seu Lattes!